Como Identificar e Operar Suporte e Resistência – Estratégias de Trading

Como operar suportes e resistências

Suporte e resistência são conceitos importantes que ajudam os traders a entender, analisar e agir de acordo com padrões gráficos nos mercados financeiros. A análise técnica demonstra que certos níveis de preço no gráfico servem como pontos de inflexão do mercado, podendo alterar a direção da tendência de um ativo.

Nesse artigo, irei abordar o que são suportes e resistências, como identificar esses níveis e as melhores estratégias operacionais.

Como Operar Suporte e Resistência Utilizando a Análise Técnica

Suporte e a resistência representam pontos importantes, na análise de preços, em um gráfico. São níveis onde as forças de oferta e demanda se encontram. Nos mercados financeiros, os preços são impulsionados por excessos de oferta (para baixo) e demanda (para cima). Oferta é sinônimo de baixa, ursos e venda. A demanda é sinônimo de alta, touros e compra.

À medida que a demanda aumenta, os preços avançam e à medida que a oferta aumenta, os preços diminuem. Quando a oferta e a demanda são iguais, os preços se movem para o lado, demonstrando que os touros e ursos se equilibram no controle do preço.

Muitos aspectos da análise técnica, como padrões gráficos, são baseados nos conceitos de suporte e resistência.

  • Analistas técnicos utilizam níveis de suporte e resistência para identificar pontos de preço em um gráfico, onde as probabilidades favorecem uma pausa ou a reversão da tendência em vigor.
  • A psicologia do mercado desempenha um papel importante. Traders e investidores se lembram do passado e reagem às mudanças das condições para anteciparem os movimentos futuros do mercado.
  • As áreas de suporte e resistência podem ser identificadas nos gráficos usando linhas de tendência e médias móveis.
  • Quanto mais um nível de suporte ou resistência é “testado” (tocado e repelido pelo preço), mais relevante esse nível se torna.
  • Traders identificam suportes e resistências analisando quais níveis de preço são repetidamente defendidos pelos compradores, ou rejeitados pelos vendedores.

 

como operar suporte e resistência

O que é Suporte?

Suporte é um nível de preço em que a demanda é forte o suficiente para evitar que o preço caia, funcionando como um “piso“. A lógica é que, à medida que o preço cai em direção ao suporte e fica mais barato, os compradores se tornam mais inclinados a comprar, e os vendedores se tornam menos inclinados a vender.

Quando o preço atinge o nível de suporte, acredita-se que a demanda irá superar a oferta e evitar que o preço caia abaixo desse nível.

Portanto, suporte é um nível de preço, onde os compradores são mais agressivos do que os vendedores. Esta agressividade empurra o preço para cima, afastando-o do nível de suporte devido ao aumento da demanda.

O que é Resistência?

Resistência é o nível de preço em que a venda é forte o suficiente para evitar que o preço suba, funcionando como um “teto“. A lógica é que, à medida que o preço avança para a resistência, os vendedores se tornam mais inclinados a vender, e os compradores se tornam menos inclinados a comprar.

Quando o preço atinge o nível de resistência, acredita-se que a oferta irá superar a demanda e evitar que o preço suba acima desse nível.

Logo, resistência é um nível de preço onde os vendedores são mais agressivos do que os compradores. Esta agressividade empurra o preço para baixo, afastando-o do nível de resistência devido ao aumento da oferta.

Suporte é igual à resistência e vice-versa

Um princípio da análise técnica estipula que o suporte pode se transformar em resistência e vice-versa. Dado que o preço rompe abaixo de um nível de suporte, esse nível rompido se transforma em resistência.

O rompimento do suporte sinaliza que as forças de oferta superaram as forças da demanda. Portanto, se o preço retornar para este nível, é provável que haja um aumento da oferta e, da resistência.

O mesmo vale para a resistência se transformando em suporte. À medida que o preço avança acima da resistência, ele sinaliza mudanças na oferta e na demanda. O rompimento acima da resistência prova que as forças de demanda venceram as forças da oferta; se o preço voltar para este nível, é provável que haja um aumento na demanda e que se encontre suporte.

suporte e resistências

Zonas de Consolidação (Range)

As zonas de consolidação ou lateralização, desempenham um papel importante. Elas determinam se o suporte e a resistência funcionam como pontos de inflexão ou padrões de continuidade.

Uma zona de consolidação é um período em que o preço se move dentro de uma faixa relativamente estreita. Isto sinaliza que as forças da oferta e da demanda estão equilibradas de forma uniforme que a volatilidade é baixa.

Quando o preço “foge” dessa zona, acima ou abaixo, ele sinaliza que um vencedor emergiu. Um rompimento acima é uma vitória para os touros (demanda) e um rompimento abaixo é uma vitória para os ursos (oferta).

mercado consolidado

Como Identificar Níveis de Suporte e Resistência?

Encontrar esses níveis envolve determinar quais preços definem a tendência e são mais importantes.

Existem guias e regras para determinar a legitimidade e a força de um nível de preço, independentemente de ser um suporte ou uma resistência. Estes incluem:

Quantidade de testes: quando um nível de preço for “testado” (negociado) várias vezes, ele será lembrado pelos participantes. Sabemos que quanto mais vezes o preço é rejeitado em um determinado nível de preço, mais forte se torna esse suporte ou resistência;
Volume: Se grandes quantidades de volume forem negociadas em um determinado nível ou próximo dele, isto também tende a ser considerado e notado pelos participantes no mercado.
Negociações recentes: quanto mais recente a negociação em um determinado nível, mais relevante é o nível para uma análise do preço de mercado.

Outra forma simples de identificar os níveis de suporte e resistência são:

  • Suportes e resistências dinâmicos: as médias móveis, bandas de Bollinger.
  • Números redondos: por razões mais ligadas à psicologia do que qualquer outra coisa, os traders (e as pessoas em geral) tendem a se lembrar dos ‘números redondos‘. Exemplo; uma ação sendo negociada por R$ 10,00 ou o Índice futuro sendo negociado em 100.000 pontos, um par de moedas no Forex sendo negociado próximo de uma relação 1 por 1, etc.
  • Abra um gráfico em sua plataforma de trading e procure áreas onde o preço mudou repetidamente de direção no passado. Marque estas áreas visualmente com ferramentas de desenho. Você pode usar linhas horizontais ou retângulos.

zonas de suporte e resistências

Como operar suportes e resistências

A técnica é simples:

  • Comprar suporte;
  • Vender resistência;
  • Vender o rompimento do suporte;
  • Comprar o rompimento da resistência.

Escrevi recentemente um artigo que trata apenas sobre assunto, como operar rompimentos no day trading, não deixe de ler.

Pivot Points – Pontos de Pivôs – Um indicador de Suportes e Resistências

O pivot point é um indicador intraday muito conhecido na análise técnica. Sua função é identificar as tendências e reversões de um ativo, sendo um indicador de sentimento do mercado.

Ele é basicamente a média de 3 preços importantes; a máxima, mínima e o fechamento do dia anterior. Some esses 3 preços, divida por 3 e você terá chegado ao pivot point.

Quando o preço está sendo negociado acima do ponto de pivô, dizemos que o mercado é bulish (de compra). Quando o preço está sendo negociado abaixo do ponto de pivô,  dizemos que o mercado é bearish (de venda).

Através do cálculo do Pivot points também é gerado 3 possíveis pontos de suportes e 3 de resistências.

Limitações do Pivot Points

  • Os pontos de pivôs são apenas cálculos simples, e não são garantia de que o mercado sequer respeite esses níveis.
  • Enquanto os pontos de pivôs são úteis para alguns traders, outros simplesmente os ignoram.
Fonte de pesquisa

Support and Resistance -https://school.stockcharts.com/doku.php?id=chart_analysis:support_and_resistance

COMO OPERAR SUPORTES & RESISTÊNCIAS

Com Aliakyn Pereira de Sá

Leia também

Conclusão:

  • Identificar os principais níveis de suporte e resistência são essenciais para uma análise técnica bem sucedida.
  • Mesmo que às vezes seja difícil estabelecer níveis exatos de suporte e resistência, estar ciente de sua existência e localização, pode melhorar muito as habilidades de análise e previsão.
  • Se um nível de suporte ou resistência for rompido, ele sinaliza que a relação entre a oferta e a demanda mudou. Um rompimento de resistência sinaliza que os touros (demanda) ganharam a vantagem. Um rompimento de suporte sinaliza que os ursos (oferta) ganharam a batalha.

 

Artigo Anterior
Bandas de Bollinger

O Que São as Bandas de Bollinger – Como Utilizar Esse Indicador de Volatilidade

Próximo Artigo
Como Operar Correções

Como Operar Pullbacks – As Melhores Estratégias Para Operar Correções em 2021

Artigos Relacionados