Startups Alimentam a Demanda dos Investidores por Empresas de Veículos Elétricos

investimentos em carros elétricos

A impressionante alta das ações da Tesla, ao longo do ano passado, alimentou a demanda dos investidores por uma onda de novas ações em empresas de veículos elétricos.

Startups de veículos elétricos seguem o caminho da Tesla

A eletrificação do transporte é uma tendência que veio para ficar, criando oportunidades de crescimento a longo prazo para os investidores. Uma mudança radical é esperada em 2022, quando o custo de um veículo elétrico cairá o suficiente para igualar o custo de um carro movido a gasolina.

E ao que tudo indica, mais empresas estão chegando. Gigantes automobilísticas como Ford e  General Motors (GM), estão se transformando em empresas de veículos elétricos e planejam a produção de novos modelos.

Desenvolvedores de baterias e redes de carregamento EV (electric vehicle/veículos elétricos), viram uma explosão de entusiasmo por suas ações, enquanto investidores apostam em uma nova era de transporte e energia verde.

startup de carros elétricos NIO
A empresa chinesa NIO vem recebendo investimentos na produção de veículos elétricos.

Um exemplo dessa onda, é a startup chinesa NIO que já aparece como a 4.ª montadora mais valiosa do mundo, com um valor de mercado de U$ 56 bi. A NIO já vale mais que BMW e GM, e segue em frente para tentar ultrapassar a Volkswagen, Toyota e Tesla.

O mercado financeiro é movido por especulações, e esse foi motivo que levou os investidores a longo prazo acreditarem no potencial da startup chinesa.
Localizada em Xangai, na China, a NIO produz carros elétricos de luxo, e em 2020 viu suas ações se valorizarem 1110% na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE).

EMPRESAS DE EV NO MERCADO EV

Mas, as rivais da Nio estão se preparando para uma competição mais intensa. A Xpeng e a Li Auto arrecadaram bilhões de dólares no final de 2020 quando se juntaram em uma corrida pela disputa capital do Nio e Tesla.

Startups de Veículos Elétricos Listadas em Bolsa de Valores

Empresa País Modelos Elétricos
Nio China SUV/ Sedãs
Li Auto China SUV
Xpeng China SUV/ Sedãs
Fisker Estados Unidos SUV
Canoo Estados Unidos Carros, micro ônibus e veículos comerciais
Fisker Estados Unidos SUV
Nikola Estados Unidos Caminhões
Rivian  Estados Unidos SUV, Van, Pickups
Lordstown  Estados Unidos Pickups
Faraday Future  Estados Unidos Sedãs de luxo
Lucid  Estados Unidos Sedãs de luxo
Xos Trucks  Estados Unidos Caminhões e baterias
Romeo Power  Estados Unidos Baterias
QuantumScape  Estados Unidos Baterias
Blink Charging  Estados Unidos Estações de recarga
ChargePoint  Estados Unidos Estações de recarga

Vale a pena investir em empresas de carros elétricos?

A maioria das empresas do setor ainda não são lucrativas. Os investidores estão comprando ações de empresas de carros elétricos na expectativa de rentabilidade futura, à medida que a frota mundial de automóveis transita de combustíveis fósseis para eletricidade.

A excitação dos investidores faz todo sentido. Os veículos elétricos são realmente um mercado em crescimento, basta olhar para a Tesla e o grande sucesso no setor.

Analistas do banco suíço UBS, estão prevendo uma curva de adoção mais acentuada do que o esperado anteriormente, com veículos elétricos penetrando 100% do mercado automobilístico até 2040.

A batalha para ser o fabricante de automóveis mais dominante do planeta, vale centenas de bilhões de dólares. Há muito espaço para investimentos em empresas ligadas ao aumento do setor de carros elétricos.

Leia também

Artigo Anterior
Bitcoin poderia atingir a marca de US$ 1 milhão na próxima década

Porque o Bitcoin pode atingir US$ 1 milhão nos próximos 10 anos

Próximo Artigo
Robinhood Preparada Para o seu IPO na Nsdaq

Robinhood Escolhe a Nasdaq como Exchange para seu IPO