Quem é Jorge Paulo Lemann – Empreendedor de Sucesso

Quem é jorge paulo lemann

A economia é importantíssima no desenvolvimento da sociedade. É a partir de práticas econômicas que podemos desenvolver a sociedade de uma forma geral. Porém, o que promove a economia são as pessoas.

E é por isso que venho hoje falar de uma das mais influentes do mundo e com certeza um dos empreendedores que mais inspira a atual geração. 

Quem é Jorge Paulo Lemann?

Bilionário e empresário bem-sucedido, o economista e empreendedor suíço-brasileiro Jorge Lemann, ocupa hoje a posição de segundo homem mais rico do Brasil. Alguns anos atrás ele ocupava o primeiro lugar desse ranking.

Quais as empresas de Jorge Paulo Lemann?

Para quem não o conhece – o que é incrível – Lemann é atualmente um dos sócios majoritários da AB Inbev, a maior empresa de bebidas do mundo, com cerca de 30% de todo o mercado mundial de bebidas e que possui marcas como Skol, Brahma, Stella Artois, Original e muitas outras que você bebe.

Mas Lemann não para por aí. Ele também possui participação na empresa de investimentos 3G Capital, que é dona de empresas como Burger King e H. J. Heinz Company. Percebe-se aqui uma de suas características clássicas, a diversificação de investimentos.

Empreendedor de Sucesso Que Revolucionou o Mercado – A trajetória até se tornar bilionário

Nascido em 26 de agosto de 1939, na cidade do Rio de Janeiro, Lemann foi um amante do surfe e atleta de tênis. Chegou a ser 5 vezes campeão brasileiro de tênis e a participar de grandes torneios como Wimbledon, além de defender tanto a Suíça quanto o Brasil na Copa Davis.

Muitas das características necessárias para se tornar o empreendedor que é hoje foram desenvolvidas durante seu tempo de atleta. A persistência e o saber, que é nas derrotas que se tira as maiores lições, são as mais destacadas por ele.

Graduado em Economia por Harvard, iniciou sua carreira no mercado financeiro. Sua saga empreendedora começou em 1971, quando comprou a corretora Garantia, seu primeiro negócio próprio.

Posteriormente a corretora tornou-se o Banco Garantia, após Lemann ter recusado uma proposta de associação do banco JP Morgan. Segundo ele, essa foi a mais importante e mais difícil decisão de sua carreira. Seis anos depois, em 1982, o banco comprou o controle das Lojas Americanas e mais sete anos depois a cervejaria Brahma.

Lemann sempre foi aficionado por diversificação e novos negócios. Percebe-se que a essa altura ele possuía um banco, uma loja de varejo e uma cervejaria.

Em 1993, fundou a empresa administradora de fundos de private equity GP investimentos. No ano de 2000, Lemann fez parte de uma das maiores fusões do mercado nacional, da Brahma com a Antarctica, momento em que nascia a Ambev.

Em 2004 ocorreu a fusão da Ambev com a belga Interbrew, criando a maior empresa do ramo de bebidas do mundo, a Anheuser-Busch InBev.

Nos últimos anos, Lemann ainda esteve envolvido na compra do catchup Heinz, na gigante de alimentos Kraft, Budweiser, que dispensa comentários, Burger King, a cafeteria Tim Hortons e o mais grandioso de seus feitos, a SABMiller, por US$122 bilhões.

 

A trajetória de Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann e sua Fortuna

A revista Forbes considerou Jorge Paulo Lemann como o segundo homem mais rico do Brasil em 2019, com uma fortuna avaliada em US $22,8 bilhões, ficando atrás apenas do banqueiro Joseph Safra, fundador do banco Safra.

Porém, mais importante que isso, é o legado que o empreendedor deixa para o meio empresarial brasileiro. Inovador nos métodos de gestão e liderança, Lemann baseou seus conhecimentos na então pequena Goldman Sachs, que remuneram seus funcionários através da meritocracia e dessa forma atraía os melhores talentos para a empresa.

Segundo o próprio empresário:

“Se você não for justo na maneira como avalia as pessoas, a cultura não cola. Construir uma cultura não acontece do dia para a noite. Demora mais de dez anos até que os primeiros trainees pratiquem o que aprenderam, ganhem experiência e estejam prontos para formar a próxima geração”.

Estamos sempre tentando escolher gente melhor do que nós. Ninguém é promovido na nossa organização se não tiver ninguém tão bom para substituí-lo.

(..)É fácil falar. Mas, para criar essa cultura de verdade, é preciso conversar com trainees o tempo todo, ver se as pessoas são realmente avaliadas de um jeito meritocrático. Isso demanda um esforço grande, tem de acreditar e buscar ser sempre razoável e justo. Se você não for justo na maneira como avalia as pessoas, a cultura não cola. Não adianta enrolar.

Tem de ser correto, fazer o que fala, dar bom exemplo. É aí que você forma uma cultura capaz de mobilizar 140 000 pessoas, como é o caso da AB InBev hoje em dia. Fico surpreso quando vou à China e converso com trainees que nunca vi antes. Eles falam daqueles mesmos valores que já tínhamos há 30 ou 40 anos.

Para chegar a esse ponto, você tem de ter uma certa constância e acreditar naquilo que faz. Tem de acreditar porque funciona e dá certo. E tem de melhorar. Tudo que fizemos, aprendemos e demos uma melhorada.”

Muitas empresas se espelham nos métodos de gestão criados por Lemann, que se mostrou muito efetivo ao longo dos anos.

Os ensinamentos de um grande empreendedor

Acredito que muitos dos leitores do nosso blog se interessam pela forma como as empresas de sucesso atuais se comportam. Melhor do que escrever, gostaria de apresentá-los um vídeo do próprio Jorge Paulo Lemann falando sobre alguns ensinamentos que adquiriu ao longo de sua vida e como elas foram e são aplicadas nas empresas em que gerencia.

Artigo Anterior
Entendendo O Investimento Em Ações Mercado De Capitais

Entendendo o investimento em ações : Mercado de Capitais

Próximo Artigo
Mulheres Empreendedoras

O Empreendedorismo Feminino Veio Para Ficar

Artigos Relacionados