Para Onde Vai o Preço das Ações?

Avatar
Como prever o futuro no mercado de ações

Alguns investidores, principalmente que utilizam a análise técnica, desconsideram totalmente as notícias veiculadas nos jornais, sites e revistas especializadas. Esse é o melhor exercício que um investidor pode adotar para tomadas de decisões no mercado de ações. Não pela parte de análise técnica, que não quero entrar nessa discussão, mas pela necessidade de ignorar o excesso de informações ou falácias que encontramos no mercado.

Como lidar com o excesso de informações distorcidas encontrada nesse mercado de ações?

No livro de Nassim Taleb, A Lógica do Cisne Negro tem um trecho em que ele citou sobre uma reportagem veiculada na impressa após a derrubada da estátua de Saddam Hussein. Assim que a bolsa de valores nos EUA iniciou as negociações pela manhã com leve alta, um jornal noticiou que a bolsa de valores operava em alta após a derrubada da estátua de Saddam, justificando que a guerra tinha dados grandes passos e que o país logo poderia trazer a democracia para o Iraque.

Não necessariamente com essas palavras, mas com esse propósito. Mas devido à volatilidade do mercado de ações, no mesmo dia a bolsa de valores estava negativa e o mesmo jornal noticiou que o Índice de Ações estava negativo após a queda da estátua, justificando que poderia trazer instabilidade na região e ser alvo de milícias urbanas. Perceberam a falácia?

E não precisamos ir longe, quem acompanhas as notícias pelos sites de finanças, como Investing e Infomoney, já devem ter observados algo semelhante. Então como lidar com o excesso de falácias e informações distorcidas? Alguns preferem filtrá-las, mas eu particularmente prefiro evitar totalmente.

De uma forma mais perigosa, estão as recomendações dos analistas de valores, corretoras e assessores especializados no mercado de ações. Eles adotam uma comunicação direta com os investidores, traçam estratégias e cenários futuros que são totalmente imprevisíveis. Somos incapazes de fazer uma projeção para uma semana, meses, imagina para o final do próximo ano?

É comum receber ligação do seu corretor, principalmente quando passa algum tempo sem fazer uma única operação, com recomendações de ações que vão apresentar boas rentabilidades. Entenda de uma forma bem clara e direta: o corretor está interessado na comissão da sua corretagem. Você já perguntou para seu barbeiro se está na hora de cortar o cabelo?

O conflito de interesse é gritante neste mercado.

E a verdade é: ninguém sabe se vai cair ou subir, nem a curto, médio ou longo prazo. É a única coisa que precisa saber antes de investir ou abrir uma operação.

Artigo Anterior
os senhores do mercado 1

Os Senhores do Mercado Diante da Crise

Próximo Artigo
luiz barsi é o maior investidor do Brasil

Luiz Barsi – o Maior Investidor do Brasil

Artigos Relacionados