ROE: Como Calcular e Qual sua Importância na Análise de Empresas

Avatar
O que é ROE- (Return On Equity)

Como avaliar o desempenho de uma empresa e o quanto ela é eficiente? Para isso, existe um poderoso indicador – É o índice de rentabilidade Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE). Esse indicador é eficaz para analisarmos a rentabilidade de uma empresa e sua capacidade de gerar retornos sobre o investimento que recebeu de seus acionistas.

O que é ROE? – (Return On Equity)

O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), é um índice que fornece aos investidores uma visão da eficiência que uma empresa (ou mais especificamente, sua equipe gerencial) está lidando com o dinheiro que os acionistas investiram nela. Em outras palavras, ele mede a rentabilidade de uma empresa em relação ao patrimônio líquido. Quanto maior o ROE, mais eficiente é a administração de uma empresa na geração de renda e crescimento.

ROE, em outras palavras, mede a taxa de retorno que os proprietários de ações ordinárias de uma empresa recebem sobre suas participações acionárias. Ele mede a capacidade de uma empresa agregar valor usando seus próprios recursos.

Para que serve o ROE?

  • Permite avaliar a saúde financeira de uma empresa.
  • Identifica empresas do mesmo setor que possuem maior vantagem de investimento.
  • Demonstra estabilidade de uma empresa e qual o potencial de crescimento a longo prazo.
  • Quanto uma empresa pode crescer utilizando seus próprios recursos.

Como Calcular o ROE e a Eficiência de uma empresa

A fórmula para o Retorno sobre o Patrimônio é: lucro líquido ÷ média do patrimônio líquido para o período = retorno sobre o patrimônio.

Lembrando que:

  • Lucro líquido – é o lucro da empresa antes do pagamento dos dividendos das ações ordinárias, informado na declaração de renda de uma empresa.
  • Patrimônio líquido – é o ativo menos o passivo no balanço patrimonial de uma empresa. É o valor contábil que resta aos acionistas caso uma empresa liquide seus passivos utilizando ativos declarados.
  • O retorno sobre o patrimônio líquido é calculado dividindo os ganhos anuais (lucro líquido) pelo patrimônio líquido médio dos acionistas ao longo do ano. Os lucros anuais são listados no relatório anual de uma empresa.
  • O patrimônio líquido é listado no balanço patrimonial. Ao estabelecer um quadro real do patrimônio líquido, verifique as declarações trimestrais da empresa para saber se o patrimônio líquido variou durante o ano.

 

Patrimônio líquido de uma empresa

Exemplo de cálculo do ROE

como calcular o roe de uma empresa

Por que o ROE é importante?

Esse indicador é uma medida de rentabilidade sobre o capital que os acionistas investiram na empresa, e que é medido pelo patrimônio líquido. O patrimônio líquido é consequência do capital, tanto do valor investido, quanto dos lucros retidos ao longo dos anos.

Por conta disso, é uma das métricas mais importantes que existe na hora de avaliar um negócio. Existe uma correlação muito grande entre rentabilidade e precificação de mercado.

Esse indicador é eficiente para analisarmos a rentabilidade de empresas do mesmo setor.

Exemplo: você está pensando em comprar ações do segmento de varejo. Observe as empresas desse setor e analise o ROE de cada uma delas. Em geral, empresas com um ROE maior, são empresas mais eficientes e que possuem maior capacidade de oferecer retorno aos seus acionistas.

Características do indicador:

  • Compara empresas do mesmo setor.
  • Mede a desempenho da empresa, não o desempenho das ações na Bolsa de Valores.
  • ROE muito alto = Risco.
  • ROE muito baixo = desempenho insuficiente.

Warren Buffett e o retorno sobre o patrimônio líquido de suas empresas

Warren Buffett considera um sinal positivo quando uma empresa pode obter retornos acima da média sobre o patrimônio líquido.

Buffett acredita que um investimento bem-sucedido em ações, é o resultado, antes de tudo, do negócio subjacente; seu valor para o investidor vem principalmente de sua capacidade de gerar ganhos a uma taxa crescente a cada ano.

Examina o uso que a administração faz do patrimônio líquido da empresa, procurando um gerenciamento que tenha provado ser capaz de empregar o patrimônio líquido em novos empreendimentos geradores de dinheiro, ou para recompra de ações quando estas oferecem um retorno maior.

Se os ganhos forem devidamente reinvestidos na empresa, eles aumentam ao longo dos anos e a valorização das ações seguirá o mesmo caminho para refletir o aumento do valor da empresa.

Algumas Falhas em Potencial

Embora seja um indicador útil, ele possui algumas falhas, que pode passar uma falsa visão sobre os números da empresa. Para Warren Buffett, você nunca deve confiar somente no ROE para avaliar um negócio.

Warren Buffett, em sua carta aos acionistas de 1977,  alertou os investidores a tomarem cuidado com empresas que possuem um ROE alto se elas demonstrarem um alto índice de endividamento.

Por exemplo, uma empresa pode carregar uma dívida muito grande. Ela consegue captar fundos através de empréstimos em vez de emitir ações, e isto, reduzirá seu valor contábil. Um valor contábil menor significa que você está dividindo a equação por um número menor, logo, o ROE será artificialmente maior.

Outras situações também podem reduzir o valor contábil, tais como tomar depreciações, recompra de ações ou qualquer outro truque de contabilidade. Estas circunstâncias produzem um ROE mais alto, sem realmente melhorar os lucros.

Olhando para os resultados dos últimos cinco anos, em vez de apenas um ano, o ajudará a calcular “a média” de qualquer número anormal. Olhando para o quadro total, é uma ferramenta útil quando se trata de identificar empresas com uma vantagem competitiva.

Uma empresa que pode consistentemente espremer mais lucros com seus ativos, será um investimento melhor a longo prazo.

Fontes de pesquisa
Understanding Return on Equity – https://www.thebalance.com/understanding-return-on-equity-3140790

Perguntas frequentes

Quanto é um ROE ideal para uma empresa?

Quanto maior, em geral, melhor. Um retorno sobre o patrimônio líquido acima de 15% é bom, e valores acima de 20% são considerados excepcionais. ROE também é um fator na avaliação de ações, em associação com outros índices financeiros. Enquanto um ROE elevado deveria implicar intuitivamente preços de ações mais altos, prever o valor das ações de uma empresa com base em seu ROE depende de muitos outros fatores.

Por que o ROE é importante?

O retorno sobre os ativos é frequentemente considerado uma relação de duas partes porque reúne a demonstração de resultados (Lucro Líquido) e o balanço patrimonial (Patrimônio Líquido). Em resumo, ele mostra a capacidade da empresa de converter o patrimônio líquido de investimento em lucro.

O que é índice de endividamento?

É um índice financeiro que mede o grau de alavancagem de uma empresa. O índice de endividamento é definido como a relação entre a dívida total e o ativo total, expressa em porcentagem. Em certo sentido, o índice de endividamento mostra a capacidade de uma empresa em pagar seus passivos utilizando ativos. Em outras palavras, isto mostra quantos ativos a empresa deve vender para saldar todos os seus passivos.

O que é Patrimônio Líquido Negativo?

Pode haver circunstâncias em que o patrimônio líquido de uma empresa seja negativo. Isto geralmente ocorre quando uma empresa sofreu perdas, em algum período, e teve que pedir dinheiro emprestado para continuar com o negócio. Neste caso, o passivo será maior que o ativo. O ROE sempre contará uma história diferente, dependendo das finanças.

Leia também

 

Artigo Anterior
Apple iphone 13

Entusiasmado com o Novo iPhone 13? Considere Investir em Ações da Apple

Próximo Artigo
Investimento de valor a longo prazo

Estratégia de Warren Buffett: Investimento de valor a longo prazo

Artigos Relacionados