Diferenças do Mercado à Vista e do Fracionário

Avatar
mercado fracionário e mercado padrão

Investir em ações na Bolsa de Valores é uma excelente oportunidade, afinal, o dinheiro trabalha para você. Independente do tamanho do capital inicial, é possível adquirir ações em lotes fracionados e padrão. Tanto no Mercado à vista quanto no Fracionário.

Neste artigo, vou abordar o mercado fracionário e à vista. Qual a diferença entre tipos de lotes, suas características, vantagens e desvantagens, e como adquiri-los.

O Que é o Mercado à Vista?

No mercado à vista as ações são negociadas em lotes, chamados de lotes padrão. A maioria das ações são negociadas em lotes de 100, porém, você encontrará lotes de um, mil, 10 mil e 100 mil. Nesse mercado as empresas definem o tamanho do lote padrão de suas ações.

Como Saber o lote padrão de um ativo? Você pode acessar o site da B₃ para fazer essa consulta com o seguinte link – Consulta de lote padrão.

Vantagens em negociar lotes Padrão

  • Facilidade na negociação – cria parâmetros mínimos. Uma ação com lote padrão de 100 só poderá ser negociada em quantidades múltiplas de 100. Isso gera maior liquidez, que traz maior facilidade de negociar grandes quantidades através de poucos negócios. Exemplo: Se você tem interesse em vender 300 ações, o máximo que poderá acontecer é que sua ordem seja executada parcialmente em três vezes (para 3 compradores).
  • Estabilidade no preço – já que o número de pessoas que negociam lotes padrão, é menor que as que negociam no fracionário. Por isso, o preço dos lotes flutua menos.
  • Menor Spread.
  • Maior liquidez do papel.
  • Menor custo operacional.
entendendo como funciona o mercado à vista
Uma ação com lote padrão de 100, só poderá ser negociada em quantidades múltiplas de 100.

O Que é o Mercado Fracionário

É o mercado onde são negociadas frações do lote padrão, sem que haja a obrigação de compra de um lote padrão. Nesse mercado as ações são negociadas por unidades.

Exemplo: Caso o lote padrão de uma empresa seja de 100 ações, o investidor poderá comprar ou vender de 1 – 99 ações no mercado fracionário.

Qual a Importância do mercado Fracionário?

Ele permite que investidores com capital reduzido possam participar do mercado de ações.

Exemplo: Para comprar 280 ações de uma determinada empresa, será necessário abrir 2 ordens de compra: uma de 200 no mercado à vista e uma de 80 no mercado fracionário.

Para comprar ou vender ações de determinado ativo, o investidor deverá acrescentar a letra F ao final ativo.

Exemplo: USIM5 (mercado à vista)

USIM5F (mercado fracionário)

Geralmente, o preço é desvinculado do preço do mercado à vista, porém não é uma prática muito bem vista. Os códigos de negociação dos ativos nesse mercado vêm acrescidos com a letra F no final.

Por exemplo: O ativo Petrobrás é identificado como PN – PETR4 e é negociado em lote padrão de 100 ações. Logo, a ordem deve ser múltipla de 100. Para negociar uma quantidade inferior a essa, basta colocar PETR4F.

Mas atenção! Para comprar, por exemplo, 150 ações, é necessário enviar duas ordens: uma ordem no lote padrão (as 100 ações) e a outra no fracionário.

Lembrando que nesse modelo de operação, o investidor terá que pagar duas taxas de corretagem, uma para cada transação.

Vantagens em operar lotes no mercado fracionário

  • Os lotes fracionados funcionam exatamente da forma como soam – uma fração de um lote padrão – Como o valor de um lote fracionário é menor que um lote padrão, permite um investimento menor. Isto pode ser particularmente vantajoso para os investidores que trabalham com capital limitado, mas que querem montar uma carteira altamente diversificada.
  • Montar uma carteira diversificada – Algumas das ações mais populares atualmente são também algumas das mais caras. A construção de uma carteira bem diversificada, composta de apenas algumas poucas ações de cada empresa, poderia exigir uma larga soma em capital inicial.

Principais Diferenças do Mercado à Vista e do Fracionário

  • Lote mínimo – mínimo de ações que podem ser negociadas, geralmente 100 no mercado à vista e 1 no fracionário.
  • Código de negociação – os ativos possuem códigos diferentes. Para negociar um ativo no fracionário, basta adicionar a letra F ao final do ativo no mercado à vista.
  • Spread – maior no mercado fracionário. É a diferença entre as ofertas de compra e venda no livro de ofertas,
  • Liquidez – maior no mercado à vista. – O volume negociado no mercado fracionário é menor, logo encontraremos um número menor de ofertas e liquidez.

Observação

  • Invista preferencialmente no mercado à vista.
  • Apesar de códigos diferentes no mercado à vista e fracionário, a ação é a mesma.

 Ações Fracionárias Pagam Dividendos

As ações fracionárias pagam dividendos, assim como as ações de lote integral. Isto pode ser uma parte importante na sua estratégia de investimento.

Os dividendos são uma parte dos lucros de uma empresa que são pagos aos investidores em certos períodos (geralmente trimestrais) ao longo do ano. Estes dividendos podem ser pagos em dinheiro ou na forma de mais ações através de algo chamado “reinvestimento de dividendos”.

Se você investir em ações de dividendos, você pode aumentar a quantidade de ações que possui sem investir nenhum dinheiro adicional. A quantidade de ações que você possui aumenta a cada

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre uma ação negociada no mercado fracionário e no mercado à vista?

Não existe diferença entre uma ação negociada no mercado fracionário e uma ação negociada no mercado à vista. A ação é a mesma, o que muda são algumas características como o tamanho do lote, spread e liquidez do papel negociado.

Como faço para comprar ações fracionadas?

Do mesmo modo que as ações de lote padrão, a compra de ações fracionadas ocorre na Bolsa de Valores. Para comprar uma ou mais ações, é preciso ser cliente de corretora de valores e ter um Home Broker (plataforma de negociação). Procure por uma corretora que ofereça custos reduzidos para seus clientes.

Posso alugar ações fracionadas?

Sim, o aluguel de ações fracionadas acontece do mesmo modo em que as ações de lote padrão. Porém, alugar ações, pode reduzir consideravelmente o lucro obtido devido o pagamento de taxas de corretagem e de aluguel do papel negociado.

 

 

Diferenças do mercado à vista e fracionário

 

Considerações

Comprar ações no mercado fracionário é uma ótima maneira de iniciar na Bolsa de Valores. Com pouco capital é possível iniciar uma carteira de investimento. Lembre-se que investimentos em renda variável (mercado fracionário inclusive), carregam riscos consideráveis. Saiba qual o seu perfil de investidor e maximize seus resultados.

Artigo Anterior
seis principais erros de investimento

Os Principais Erros do Investidor na Bolsa

Próximo Artigo
O que é Análise Técnica

O que é Análise Técnica – Estratégias de Mercado

Artigos Relacionados