Luiz Barsi – o Maior Investidor do Brasil

Avatar
luiz barsi é o maior investidor do Brasil

Luiz Barsi é conhecido como o maior investidor do Brasil, o nosso Warren Buffett. Um “Investidor disciplinado e que tem paciência”- segundo o próprio Barsi. Para ele, disciplina e paciência são os dois ingredientes fundamentais para quem quer ganhar dinheiro no mercado acionário.

Quem é Luiz Barsi Filho – o Maior Investidor do Brasil

Nascido no dia 10 de março de 1939, na capital de São Paulo, era filho de imigrantes espanhóis. Barsi experimentou uma tragédia muito cedo em sua vida. Perdeu o pai quando tinha apenas um ano de idade. Durante sua infância ele morou em um cortiço na região próxima ao centro da cidade, o bairro do Brás.

Para ajudar sua mãe a pagar as contas e sobreviver, Barsi engraxava sapatos quando ainda era uma criança. Apesar da infância pobre, ele sempre se dedicou aos estudos, e agarrava cada oportunidade que tinha em sua vida.

Ele percorreu diversos trabalhos, até que nos anos 60, começou a trabalhar em uma corretora. Ainda que seu salário não fosse alto, ele sempre viveu aquém de suas possibilidades.

Como gastava menos do que ganhava, ele tinha um pequeno excedente que era integralmente investido na bolsa de valores, na compra de papéis de empresas nacionais. Esse hábito, sempre permeou sua vida; viver com menos do que ganhava e investir e reinvestir os excedentes.

Nos anos seguintes o investidor comprou diversas ações, seguindo a filosofia de Value Investing, tornando-se eventualmente o maior investidor pessoa física da bolsa brasileira. A filosofia Value Investing foi criada por Benjamin Graham, mentor de Warren Buffett, e autor do livro best seller ” O Investidor Inteligente“.

O que é Value Investing?

Consiste na constatação de uma possível valorização futura das ações, pensando sempre no longo prazo e na possibilidade de a ação ter um  excelente retorno financeiro. Essa metodologia não visa apenas o lucro em uma possível venda dos papéis, visa literalmente criar uma espécie de parceria com a empresa investida.

Tanto a empresa quanto o investidor irão ter ganhos futuros juntos. A ideia de Barsi e do Value Investing visa criar valor nas ações da empresa e não apenas o lucro momentâneo, diferenciando a figura do investidor e dos especuladores.

O próprio Barsi compartilha sua filosofia – Eu não invisto em ações como essência, eu invisto em projetos empresariais com perspectivas de serem bem sucedidos. A ação é uma maneira de participar desses projetos.

“Se você pretende investir na busca de riqueza rápida, procure outra aplicação que não as ações, mesmo porque o segmento acionário não lhe será favorável. Portanto fuja da bolsa”.

Barsi ensina como utilizar na prática essa estratégia:

  • Examine bem os fundamentos da empresa e a conheça bem.
  • Veja o histórico de dividendos, sua saúde financeira, a perspectiva daquele setor e o comprometimento do gestor – seja chato.

Ele também compartilha que, o investimento na Bolsa de Valores, pode ser como um cassino para a maioria das pessoas, e que sorte ou azar, podem ser elementos importantes nesse meio.

A análise do investidor e a estratégia de Value Investing podem assegurar ótimos retornos, como um dia lhe asseguraram.

Carreira, conselhos e rotina de Luiz Barsi

Apesar das dificuldades no início da carreira, Luiz Barsi nunca deixou de lado os estudos. Hoje, o mega investidor, é formado em Estrutura e Análise de Balanços, Economia e Direito.

Trabalhando desde os 9 anos de idade, Barsi também já foi editor de Economia e Mercados de Capitais do falecido jornal Diário Popular, entre 1970 e 1988. Também foi editor da revista Marketing entre 1989 e 1992.

Atualmente, além de atuar como consultor econômico financeiro independente, ele também é membro do Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON-SP), ex – Presidente do Conselho de Administração da Eternit e até pouco tempo atrás, era membro do Conselho de Administração da Unipar Carbocloro.

Barsi sempre vislumbrou criar uma espécie de aposentadoria através das ações, um plano previdenciário, para que seus investimentos lhe garantisse a renda que precisasse para sobreviver e que ele não tivesse que depender de sua própria mão de obra.

Sobre sua trajetória, desde seu início com poucos recursos, até o presente bilionário, Barsi compartilhou: “Quando iniciei meu projeto previdenciário, era um jovem sem muitos recursos, como boa parte dos brasileiros. Entretanto, sabia desde então que para se aplicar em ações, era necessário investir sentimentalizando a parceria nos negócios. Além de muita disciplina e paciência, características fundamentais para todos que desejam ter sucesso nas ações, assim, como aqueles que pretendem formatar um portfólio previdenciário”.

Conselhos aos Investidores

Barsi investidor

Hoje com 81 anos, a rotina de Barsi permanece semelhante à sua jornada simples e disciplinada. Ele ainda acompanha diariamente o mercado de ações e todas as notícias que podem impactar seus investimentos.

De segunda a sexta-feira, Barsi pega o metrô e vai ao seu escritório no centro de São Paulo. Lá ele cumpre o expediente das 10 às 14 horas, fazendo cálculos e estudando novas empresas e ações para adquirir.

A grande diferença de sua rotina hoje e de quando começou como investidor, fica por conta da quantidade de cifras que existem em sua conta. Apesar de toda a sua riqueza, Barsi mantém uma vida extremamente simples.

Em vez de andar em carros luxuosos e passar o dia todo ostentando sua riqueza, o investidor usa transporte público e trabalha todos os dias da semana, mesmo possuindo dinheiro o suficiente para se aposentar com muita tranquilidade.

Assim como Warren Buffett, ele vive uma vida absolutamente comum, e gasta muito pouco em comparação com sua fortuna bilionária. Buffett é uma grande inspiração para Barsi. Atualmente ele possui mais de R$1 bilhão em ativos na bolsa de São Paulo e uma fortuna de R$1.4 bilhão.

Ele é conhecido como “o maior investidor pessoa física do Brasil”. Por fim, Barsi compartilha o grande ensinamento sobre o mercado de ações; paciência. Construir patrimônio é um processo lento e gradual, não existem atalhos. As maiores fortunas do segmento acionário em todo o mundo, foram edificadas em décadas de poupança, investimento e reinvestimento dos ganhos.

Apenas os investidores conscientes desta forma de acumular patrimônio, e projetar receitas sistemáticas, serão capazes de esperar tanto tempo para serem recompensados. A história de Barsi mostra que existem outros caminhos para se alcançar o sucesso; estudo, disciplina e dedicação – é possível sim alcançar resultados grandiosos.

 

Artigo Anterior
Como prever o futuro no mercado de ações

Para Onde Vai o Preço das Ações?

Próximo Artigo
Quem será você no Mercado 1

Os Atores do Mercado Acionário

Artigos Relacionados