Warren Buffett e Investimentos Durante a Crise

Avatar
Conselho de Buffeett sobre investir na crise

Qual o conselho que Warren Buffett daria para os investidores diante de um surto global de coronavírus?

No início de 1987, Buffett escreveu aos acionistas da Berkshire Hathaway sobre o que fazer diante de uma epidemia. Isso ocorreu, é claro, muito antes do surgimento do novo coronavírus que está causando preocupações em todo o mundo. Foi antes mesmo da gripe aviária, Ebola, SARS ou MERS protagonizarem as notícias.

Conselho de Warren Buffett sobre como os investidores devem responder a uma doença super contagiosa

Há mais de 30 anos, Buffett abordou duas “doenças super contagiosas”. Ele disse aos leitores que existem “surtos ocasionais” dessas doenças e que eles “ocorrerão para sempre”. Buffett admitiu, porém, que “o momento dessas epidemias será imprevisível”, alertando para “nunca tentar antecipar a chegada ou a partida de nenhuma das doenças”.

Hora de ser ganancioso

Não há dúvida de que muitos investidores estão com medo no momento. O chamado índice do medo – o CBOE Volatility Index (VIX) – disparou nas últimas semanas. Quando o VIX aumenta muito, é um sinal claro de que muitos investidores estão assustados. Se você acha que Warren Buffett estava certo em 1987, isso significa que é hora de ser ganancioso, vide o desempenho do IBOV aqui na nossa bolsa.

Gordon Gekko, o personagem fictício do filme de Wall Street de 1987, interpretado pelo ator Michael Douglas, afirmou que “a ganância é boa“. A linha foi criticada ao longo dos anos como sendo representativa de uma fixação doentia de ganhar dinheiro.

comprar ações durante uma pandemia

Gordon Gekko- “a ganância é boa”

Mas acho que a definição de cobiça e ganância de Buffett é diferente da de Gordon Gekko. Quando Buffett escreveu sobre ser ganancioso quando os outros têm medo, ele se referia à compra de ações em um momento oportunista. Um tempo como agora.

A realidade é que a correção do mercado deixou algumas ações bem avaliadas em níveis muito atraentes. Jeremy Bowman, escreveu recentemente que as ações da Walt Disney (NYSE: DIS) “podem nunca estar tão baixas novamente”. Não sei se Jeremy se mostrará certo ou não, mas acho que ele está absolutamente confiante de que a Disney é uma ótima ação para comprar, com o preço das ações pressionado por preocupações com o coronavírus.

Quando Buffett escreveu aos acionistas da Berkshire em 1987, o mercado de ações estava em alta. Em vez de medo, houve euforia. Ele observou de maneira um tanto sarcástica: “O que poderia ser mais emocionante do que participar de um mercado em alta, no qual as recompensas para os proprietários de empresas se tornam gloriosamente desacopladas das performances penosas das próprias empresas”.

Agora, porém, o cenário oposto está ocorrendo para ações como a Disney. Parafraseando Buffett, o preço das ações da Disney se desacoplou gloriosamente do grande desempenho do próprio negócio. Existem outras ações para as quais isso também é verdade. Compre-as. Seja ganancioso à maneira de Warren Buffett.

Conselho de Warren Buffett

O que Buffett não sabe e nem você

Há outra coisa que Buffett escreveu em 1987 que acho especialmente relevante agora. Ele declarou: “Não temos ideia – e nunca tivemos – se o mercado vai subir, descer ou ficar de lado no futuro próximo ou intermediário“. Amém para isso.

Lembre-se disso ao pensar se deve comprar agora ou esperar para ver se o mercado de ações cairá ainda mais. Buffett não sabe o que vai acontecer a seguir com o mercado de ações, e você também não.

O que todos nós sabemos é que há muito medo agora. E esse medo está fazendo com que as ações com grandes perspectivas de crescimento tenham preços mais atrativos do que alguns meses atrás.

Artigos Relacionados

Artigo Anterior
O que é o mercado financeiro

Como Funciona o Mercado Financeiro?

Próximo Artigo
os senhores do mercado 1

Os Senhores do Mercado Diante da Crise

Artigos Relacionados