O Que São os Fundos de Investimento de Renda Fixa

Fundos de Investimento de Renda Fixa
Fundos de Investimento de Renda Fixa

Fundos de Investimento de Renda Fixa

Você sabe o que é o certificado de depósito bancário? Se não sabe pode estar deixando uma boa e favorável ocasião de conseguir dinheiro, com um investimento financeiro seguro, pois possui baixíssimo risco e ainda a longo prazo.

O certificado de depósito bancário são oferecidos e posteriormente vendidos em forma de captação de recursos, negociado a partir de uma taxa bruta de juros anualmente calculada, sem a adição a inflação e a tributação.

Quanto mais tempo os valores permanecem investidos, menor ficará a alíquota de imposto cobrado.

O CDB são títulos de renda fixa nominativa que os bancos emitem e vendem para captação de recursos, negociado a partir de taxas de juro anual sem considerar inflação e carga tributária. Quanto mais tempo os valores permanecerem aplicados, menor será a alíquota de imposto cobrado.

Entendendo O Que É Carteira De Investimentos

Existem três tipos de CDB como, o de renda pré-fixada, a pós-fixada e o com Swap.

  • Pré-fixado – é o certificado que não tem prazo mínimo, e os rendimentos deste título será negociado e determinado no momento da aplicação, podendo estimar o quanto irá retornar no vencimento.
  • Pós-fixado – os rendimentos do certificado de depósito bancário pós-fixado são calculados de acordo com os indicadores do desempenho dos Certificados de Depósito Interbancário, que são os títulos negociados entre os bancos, ou de acordo com a TR (Taxa de Referência). São vantajosos quando os juros estão em alta.
  • Com Swap – podem ser negociado com a remuneração do certificado pré-fixado ou pós-fixado, com concordância com a taxa SELIC, taxa cambial ou CDI. Porém, para investir é necessário no mínimo R$ 100.000,00.

Este tipo de aplicação é uma opção de investimento onde o usuário empresta seu capital ao banco ou instituição financeira e negocia a forma de rendimento e os índices que devem ser considerados.

Este tipo de investimento tem vantagens:

  • É um investimento de baixo risco como já citei anteriormente aqui, por isso é seguro, pois, trata-se de renda fixa.
  • Possui rentabilidade diária, e não mensal a exemplo da caderneta de poupança, e despreocupa no momento do saque.
  • É garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito, com depósito até o valor de R$ 60.000, 00.
  • Possibilita ao investidor saber desde o início qual será o retorno do seu investimento.
  • Quanto mais tempo o título permanecer depositado, mais regressivo será o imposto de renda sobre o mesmo.
  • Não existe cobrança de taxa de administração

E desvantagens:

  • Caso as taxas de juros não estejam muito favoráveis, e faça a aplicação com uma análise não tão precisa e no momento errado pode ser um erro.
  • No caso de sacar o dinheiro antes do prazo determinado no momento do contrato, poderá perder mais de 90% do rendimento já liquidado, isso acontece devido ao IOF – Imposto sobre Operação Financeira.
  • Se a instituição não for confiável e quebrar você poderá perder todo o investimento.

Quer investir em Certificado de Depósito Bancário? Então pesquise e dê preferência as instituições bancárias sólidas, com isso terá um pouco mais de segurança e garantia. Não deixando de lado a importância de ter uma menor taxa de juros e evitar riscos desnecessários.

 

Artigo Anterior
Os fundos são uma boa opção de investimento

Os Principais Tipos de Fundos Para Investir em 2021

Próximo Artigo
Como Investir no Tesouro Direto

Como Investir no Tesouro Direto

Artigos Relacionados