Estratégia de Warren Buffett: Investimento de valor a longo prazo

A estratégia Warren Buffett é uma abordagem de investimento de value investing a longo prazo, herdada da escola de Benjamin Graham.
Investimento de valor a longo prazo

Alguns dizem que Buffett é um fenômeno cultural. Sua carta anual aos acionistas da Berkshire Hathaway é lida por investidores, profissionais do setor financeiro, e por pessoas comuns, que buscam alguns conselhos de investimento de Warren Buffett.

A estratégia Warren Buffett é uma abordagem de investimento de valor (value investing) a longo prazo, herdada da escola de Benjamin Graham. Buffett é considerado como um dos maiores investidores de todos os tempos. Sua estratégia de investimento, seu valor e seus princípios podem ser usados para ajudar os investidores a tomar boas decisões de investimento.

Investimento de valor a longo prazo

Benjamin Graham ensinou a estratégia de investimento de valor na compra de ações a um preço abaixo de seu valor intrínseco; em seguida, mantê-las até que seu preço reflita o valor real da empresa. Warren Buffett descreveu o livro de Benjamin Graham, “Intelligent Investor”(O Investidor Inteligente, em Português), como “de longe o melhor livro sobre investimento já escrito”.

No livro Intelligent Investor, Graham usou a parábola do Senhor Mercado para demonstrar como um investidor inteligente deveria explorar o preço ineficiente dos títulos. Esta é a base da estratégia Warren Buffett de investimento de valor a longo prazo.

  • Warren Buffett é conhecido por introduzir a filosofia do investimento de valor às massas. Sempre defendendo o investimento em empresas que mostram lucros robustos, e potencial de crescimento a longo prazo.
  • Para detalhar resumidamente sua análise, Buffett identificou vários princípios fundamentais nas categorias de negócios, administração, medidas financeiras e de valor.
  • Buffett favorece as empresas que distribuem dividendos aos acionistas, e é atraído por empresas transparentes que lidam com seus erros.
Frase de warren buffett

Estratégia de Warren Buffett Para Comprar Ações

  • Estratégias de investimento de valor a longo prazo – Não deixe que o medo e a ganância mudem seus critérios e valores de investimento. Evite ser dominado por forças externas que afetam suas emoções. Nunca venda em pânico.
  • Invista no que você entende – Buffett investe apenas em empresas que ele entende e acredita que possuem produtos seguros ou previsíveis para os próximos 10 – 15 anos. É por isso que ele normalmente tem evitado empresas de tecnologia, apesar de investir massivamente em ações da Apple.
  • Trate o investimento em uma ação como se você estivesse comprando a empresa inteira – Sempre olhe com atenção para o valor da empresa, porque este é o preço total do negócio. Em outras palavras, é o preço que você estaria pagando pela empresa, se pudesse comprar o negócio a preços atuais.
  • Empresas com Vantagens Competitivas – Empresas com poder de preços, ativos estratégicos, marcas poderosas ou outras vantagens competitivas, conseguem superar outros negócios em tempos bons e desafiadores. Uma estratégia de investimento a longo prazo requer investimento em empresas que possam enfrentar tanto os bons como os maus momentos econômicos.
  • Encontrar empresas de qualidade – Buffett acredita no investimento de qualidade. Ele prefere pagar um preço justo por uma grande empresa, do que um preço baixo por uma empresa medíocre.
  • Siga as empresas – Uma vez investido, acompanhe as empresas mensalmente. Não olhe para elas diariamente.
  • Mantenha o dinheiro em mãos – Oportunidades de investimento tornam-se disponíveis através de amplas correções de mercado, ou ações individuais que se tornam barganhas. Estes não são eventos previsíveis; portanto, o dinheiro em caixa, é um conceito importante no investimento de valor.
  • Exigir uma Margem de Segurança – A compra de ações com margem abaixo de seu valor intrínseco, reduz o risco e fornece uma segurança para eventos negativos e imprevistos.
  • Paciência e dividendos compostos – Buffett acredita no investimento de valor a longo prazo, porque ele entende o poder do crescimento exponencial. As empresas com lucros sustentáveis podem pagar e aumentar seus dividendos. Existem poucas estratégias de investimento a longo prazo mais poderosas do que o crescimento dos dividendos compostos.

É assim que se investe como Warren Buffett. Este não é seu critério específico, mas delineia sua disciplina no cumprimento de suas regras e princípios de investimento. Os critérios dele podem ser seus, ou você pode ser um investidor mais técnico, que utiliza gráficos de ações.

Independentemente do critério que você estabelecer, pode ser que não se torne um bilionário, mas terá menos perdas em alguns investimentos, e mais lucros em outros.

Como Warren Buffett Investe

Artigos Relacionados

Artigo Anterior
O que é ROE- (Return On Equity)

ROE: Como Calcular e Qual sua Importância na Análise de Empresas

Próximo Artigo
Funções do Estado e Crescimento Econômico

O Papel do Governo na Economia: Funções do Estado e Crescimento Econômico

Artigos Relacionados