Como a Coupang se Tornou a Segunda Empresa Mais Valiosa da Coreia do Sul

Ela promete rivalizar gigantes do e-commerce mundial, como Amazon e Alibaba. Após ser o maior IPO neste ano, de uma empresa estrangeira, na Bolsa de Valores de Nova Iorque, a Coupang promete grandes inovações e possibilidades de investimentos.

Conheça a história da empresa fundada por um ex-aluno que abandonou Harvard, e fundou a mais valiosa startup da Coreia do Sul.

O que é a Coupang?

A Coupang é uma startup sul-coreana de e-commerce fundada por Bom Suk Kim, e é atualmente a segunda empresa mais valiosa do país, ficando atrás apenas da gigante Samsung. A empresa estabeleceu uma forte reputação junto aos consumidores por seu excelente serviço de atendimento ao cliente e prazos de entrega rápidos.

A empresa domina seu segmento em um país com mais de 51 milhões de habitantes, sendo que cerca de 70% da população se encontra a menos de 10 quilômetros de um centro de atendimento Coupang.

A Coupang possui 50.000 funcionários, operando em 7 localizações e com sede em Seul. Já é chamada de Amazon coreana. A Coupang aposta em estratégias inovadoras, como o “Dawn Delivery” um programa que entrega qualquer item encomendado antes da meia-noite, até às 7 da manhã do dia seguinte.

Divisões de operação da Coupang:

  • Coupang Play – a empresa também possui o seu serviço de streaming. Parte do núcleo desse serviço se deve, em parte, as aquisições de ativos da extinta HOOQ de Singapura, em julho de 2020.
  • Coupang Eats – plataforma de entrega de alimentos.
  • Rocket Fresh – entrega de produtos de mercearia.
  • MyStore – permite às pequenas empresas vender na Coupang e ter acesso a seus 15 milhões de clientes.
  • Coupang Logistics – uma oferta que imita o que a Amazon faz com seus parceiros terceirizados.
O que é a Coupang?
O bilionário e fundador da Coupang – Bom Suk Kim

Como a Coupag se transformou na maior startup da Coreia do Sul

A Coupang tornou-se a maior oferta pública inicial (IPO) deste ano na NYSE (Bolsa de Valores de Nova Iorque) por um estrangeiro – com suas ações iniciando a 35 e tendo preço de fechamento em 49,25 dólares. Somente no primeiro dia de pregão, a Coupang obteve uma valorização de 60 bilhões de dólares, atingindo um market cap de US$84,5 bilhões  -, o que lhe garantiu o status de “rival” das gigantes Amazon e Alibaba.

Em 2020, a startup registrou uma receita de cerca de US$ 12 bilhões. Hoje, é forte concorrente de renomadas empresas como Shinsegae e Lotte.

De ex-aluno de Harvard até se tornar bilionário

Bom Suk Kim se formou na Universidade de Harvard, em Cambridge. Após o término de seus estudos ingressou na Harvard Business School, um programa de MBA da própria universidade e mundialmente conhecido. Após 6 meses apenas, ele abandonou o programa e conseguiu arrecadar dinheiro para fundar uma revista chamada 02138, que foi abandonada em 2009.

Em 2010, aos 42 anos, Bom Kim fundou a Coupang, um website que oferecia descontos e promoções, muito similar ao Peixe Urbano no Brasil. Anos mais tarde, reestruturou a startup e investiu no e-commerce, o que parece ter dado certo, já que recebeu massivos investimentos da SoftBank e Vision Fund, que acreditaram no potencial da empresa.

Após alguns anos de atividade, a startup começou a conquistar rapidamente clientes e obteve lucros fantásticos, até chegar agora em 2021, sendo uma empresa com alto potencial de crescimento e despertando o interesse de investidores.

Leia também