Como Funciona o Mercado Financeiro?

O que é o mercado financeiro
O que é o mercado financeiro

Você está pensando em investir mas não sabe como dar os primeiros passos? Vamos explicar de modo simples e descomplicado como você pode começar a investir no mercado financeiro.

Para iniciarmos precisamos entender como funciona o mercado financeiro. Vamos  analisar sua definição e quem são os participantes desse ambiente.

O que é o Mercado Financeiro?

É o ambiente em que seus participantes podem comprar e vender produtos financeiros, tais como valores mobiliários (ações, títulos, obrigações, opções etc.), mercadorias (pedras preciosas, commodities, e produtos agrícolas.) e câmbio. Porém mesmo essa simples definição traz uma série de conceitos que precisam ser melhores explicados.

O primeiro conceito no qual vamos nos concentrar é a definição de participantes, ou seja, vamos entender quem faz parte do mercado financeiro. Podemos dividir esses participantes basicamente em 3 categorias.

Emissores – são aquelas empresas ou instituições que emitem títulos. Esses títulos podem ser de crédito – como no caso da emissão de títulos da dívida pública ou outros valores mobiliários como ações de empresa. Por isso empresas de capital aberto listada na bolsa de valores são um bom exemplo dessa categoria. Através de diversos mecanismos oferecidos pelo mercado financeiro, os emissores buscam o dinheiro dos investidores para financiar seus projetos e o seu crescimento.

Investidores – são aqueles participantes que ajudam o mercado, seja emprestando dinheiro aos emissores em troca de juros futuros, ou adquirindo participação societária. Nesse caso podemos estar nos referindo às pessoa físicas como e você, ou fundos de investimentos e outras empresas que buscam multiplicar ou preservar o seu patrimônio através da compra de produtos financeiros.

Intermediários – são os participantes que fazem a ponte entre os investidores e os emissores, oferecendo os diversos mecanismos para conectar essas partes. A corretora de valores é um exemplo de intermediário do mercado financeiro.

Além desses participantes, temos algumas instituições que ajudam a regulamentar e fiscalizar o mercado financeiro. O Banco Central é uma das principais figuras nesse caso. o BC cumpre enorme papel em nossa economia como supervisionar o mercado financeiro e detém o poder exclusivo de emitir dinheiro.

Outra instituição importante é a CVM- Comissão de Valores Mobiliários.

Essa instituição é a responsável por fiscalizar o mercado de valores mobiliários, o que inclui diversos produtos financeiros que conhecemos e muitos outros produtos de outros participantes do mercado financeiro, como os gestores de recursos.

Temos também o Conselho Monetário Nacional, que é o órgão máximo do nosso mercado financeiro. É responsabilidade desse órgão normatizar o mercado, ou seja, criar e supervisionar o cumprimento das diversas regras da nossa economia.

Depois de entender os diversos participantes do mercado financeiro, vamos entender outra parte importante da definição de mercado fiannceiro – estou falando da definição de produtos financeiros.

Conceito de Produtos Financeiros

São os ativos que os participantes compram e vendem nesse ambiente.
Os produtos financeiros são os diversos nomes que frequentemente escutamos por aí como sendo as opções para o nosso dinheiro ser investido.

Alguns exemplos de produtos financeiros são;

– Títulos Públicos
– Ações
– ETFs
– Fundos Imobiliários
– CDBs
– Debêntures
– ETC…

Pense nos produtos financeiro como as mercadorias que são negociadas no mercado financeiro.

Como é Dividido o Mercado Financeiro?

Quais são os quatro segmentos do mercado financeiro?
4 tipos de mercado financeiro

Mercado de Crédito – é a parte do sistema financeiro que trabalha com a concessão de crédito de curto, médio e longo prazo entre pessoas e empresas. O crédito para consumo e capital de giro se enquadram nessa ramificação.

Mercado de Câmbio – é a parte do sistema financeiro relacionada com a troca de moedas de diferentes países.

Mercado Monetário – é o componente do mercado financeiro que trabalha com a concessão de empréstimo de curtíssimo e curto prazo, atuando para manter a liquidez da economia e controle de pagamentos.

Mercado de Capitais – é aquele que está mais perto dos investidores e está diretamente relacionado à distribuição de valores mobiliários – é nesse mercado que estão as bolsa de valores, as corretoras e outras instituições que conectam os investidores com os diversos produtos financeiros.

Ainda no mercado de capitais, é importante fazer um distinção com relação ao tipo de negociação. As negociações que acontecem diretamente entre emissor e comprador é o que chamamos de mercado primário.

Uma empresa que abre capital na bolsa de valores, está negociando no mercado primário, porém se a negociação envolve somente a troca de titularidade e não está relacionada ao mercado primário primário, dizemos que a negociação aconteceu no mercado secundário.

É isso que acontece em praticamente todas as negociações da bolsa de valores. Ao vender uma ação, o investidor está passando a titularidade daquela ação para outro investidor no mercado secundário.

Essa foi uma explicação básica sobre o que é o mercado financeiro. Esse assunto é bem mais amplo e complexo, porém foi possível passar uma breve noção de como funciona esse ambiente.

Não deixe de ler…

Qual é o Melhor Investimento que Existe?

Como Investir no Tesouro Direto

 

Créditos – Clube do Valor

 

Artigo Anterior
Mortes por coronavírus 1

Quantas Pessoas Podem Morrer pelo Coronavírus?

Próximo Artigo
Conselho de Buffeett sobre investir na crise

Warren Buffett e Investimentos Durante a Crise

Artigos Relacionados