O que é e como funciona o Mercado a Termo

Avatar
Mercado a Termo Como Funciona

O que é o Mercado a Termo?

É um mercado de balcão que estabelece o preço de um instrumento financeiro ou ativo para entrega futura. Os mercados a termo são usados para negociar uma gama de instrumentos, mas o seu termo é usado principalmente com referência ao mercado de divisas (mercado de câmbio). Ele também pode se aplicar aos mercados de títulos e taxas de juros, assim como de commodities. e valores mobiliários.

Mercado a Termo Como Funciona

A negociação a termo é uma forma de proteção (hedge) contra flutuações inesperadas ou indesejadas de preços. Um contrato a termo é um contrato personalizado entre duas partes para comprar ou vender um ativo em uma data futura a um preço fixo. Isso pode ser benéfico ao negociar em mercados de moedas que podem ser extremamente voláteis.

O mercado a termo difere do mercado futuro, por ser um mercado de balcão, em oposição à bolsa de valores. Isso significa que os termos do contrato podem ser personalizados para se adequar a ambas as partes, porém existe um maior grau de risco em contrapartida.

Porque Operar no Mercado a Termo?

Para o vendedor do termo, esta operação significa uma renda fixa. Ele vai ao mercado, compra o ativo à vista e o vende à prazo, com uma taxa de juros pré-fixada, embutida no seu preço futuro.

A grande vantagem para o vendedor é a antecipação da operação. Isto significa que, por exemplo, se o investidor vende a termo com um prazo de 30 dias, a uma taxa de 0,70% ao mês, e passados 15 dias o comprador encerra o contrato, o vendedor passa a ganhar os mesmos 0,70%, mas em 15 dias e não 30 dias, como estava previsto no início do contrato.

Para o comprador, a grande vantagem desta operação é a questão da alavancagem. Por exemplo, um investidor acredita que a probabilidade de retorno para uma determinada ação é alta.

Ele decide comprá-la, mas seu capital está preso em outros investimentos que ele não planeja resgatar antecipadamente. Ou seja, este comprador pretende comprar a ação sem ter o dinheiro necessário.

Para realizar esta operação ele compra a ação a termo. O investidor terá, então, que fazer uma alocação de seus atuais ativos, como margem de garantia. A margem será em torno de 25% do valor de mercado desses ativos.

Outra finalidade muito útil para o comprador de termo é fazer caixa. Imagine um investidor que tenha uma carteira de ações de longo prazo e, por uma eventualidade, se veja obrigado a fazer caixa rapidamente. Ele venderia essas ações e, ao mesmo tempo, compraria a mesma quantidade a termo. Este investidor vai captar dinheiro com juros equivalentes à taxa pré-fixada do termo, que gira em torno de 105% do CDI.

 


Conceitos:

  • Os contratos a termo diferem dos contratos futuros por serem personalizados em termos de tamanho e duração, ou prazo de vencimento.
  • Os preços de contratos a termo são baseados em discrepâncias das taxas de juros.
  • As moedas mais comumente negociadas no mercado a termo são as mesmas do mercado à vista: EUR/USD, USD/JPY e GBP/USD.
Leia também…
Artigo Anterior
The Xbox Series X dimensões

Conheça o Novo Xbox Series X

Próximo Artigo
Como investir na bolsa de valores

Como Investir na Bolsa de Valores – Guia Completo 2021

Artigos Relacionados