O Que São as Bandas de Bollinger – Como Utilizar Esse Indicador de Volatilidade

Avatar
Bandas de Bollinger

Criado na década de 80 pelo analista John Bollinger, a função desse indicador de volatilidade é achar pontos de compra e venda através do desvio padrão, com uma média de preços. As bandas criam um envelope que indicam níveis de suporte e resistência.

As Bandas de Bollinger ® estão entre os indicadores mais utilizados por analistas gráficos. O indicador é usado para identificar:

  • A força da tendência.
  • Volatilidade.
  • Mercados sobrecomprados e sobrevendidos.

Neste artigo, abordarei como utilizar esse indicador, como melhorar suas habilidades de leitura de gráficos e como identificar entradas de alta probabilidade.

O que são Bandas de Bollinger?

As Bandas Bollinger são envelopes traçados acima e abaixo do preço, utilizando um desvio padrão de 2. As faixas externas são baseadas na volatilidade dos preços. Elas se expandem quando o preço oscila e entra em forte tendência, e se contraem durante consolidações.

As Bollinger Bands como são originalmente chamadas, são compostas por 2 faixas que se movem em torno de uma média móvel simples de 20 períodos.

O preço é mantido no envelope seguindo  uma premissa:

  •  Banda inferior – média móvel simples de 20 períodos (menos dois desvios padrão);
  •  Banda superior – média móvel simples de 20 períodos (mais dois desvios padrão).

 

Bandas de Bollinger

Como Funcionam as Bandas de Bollinger?

As Bandas de Bollinger funcionam melhor quando a banda intermediária é escolhida para refletir a tendência a médio prazo. Assim, as informações de tendência são combinadas com dados de níveis de preços relativos.

  • Por padrão, as Bandas de Bollinger são definidas com 2,0 desvios padrão, o que significa que, de uma perspectiva estatística, 95% de todo o comportamento de preços acontece entre as bandas. Um movimento próximo ou fora da banda exterior mostra um movimento de preços significativo.
  •  No centro das bandas  está a média móvel aritmética de 20 períodos e é o complemento perfeito para as bandas externas, que são baseadas em volatilidade.

As Bandas de Bollinger medem a volatilidade do ativo e fornecem informações específicas do movimento dos preços, tais como:

  • A continuação ou reversão de uma tendênci.a
  • Períodos de lateralidade (range) do mercad.
  • Proximidade de rompimentos.
  • Possíveis topos e fundos do mercado.
  • Potenciais alvos de preços.

Como utilizar as bandas de Bollinger?

Com as bandas plotadas no gráfico, você irá reconhecer as 2 principais características desse indicador – estreitamento e rompimentos.

Estreitamento 

  • O estreitamento é o conceito central das bandas de Bollinger. Quando as bandas se contraem, apertando a média móvel, é chamado de squeeze (aperto). Um aperto sinaliza um período de baixa volatilidade e é considerado pelos traders como um sinal em potencial de aumento futuro da volatilidade, podendo iniciar um movimento de tendência.
  • Quanto mais afastadas as faixas se encontrarem, maior a probabilidade de uma diminuição da volatilidade e maior possibilidade da tendência existente está terminando.

squeeze das bandas de bollinger

Rompimentos

  • Cerca de 95% do movimento de preços ocorre entre às duas faixas. Qualquer rompimento acima ou abaixo das faixas é um evento importante. O rompimento não é um sinal para iniciar uma operação. O erro que a maioria dos traders comete, é acreditar que quando o preço excede uma das faixas, significa sinal para comprar ou vender.
  • O rompimento não fornece nenhuma pista sobre a direção e a extensão do movimento futuro de preços.
  • Uma continuação da tendência pode ser esperada quando o preço extrapola as faixas. Entretanto, se os preços voltarem imediatamente para dentro da faixa, então, uma reversão pode estar se iniciando.

Fontes de pesquisa
BOLLINGER BANDS – https://www.bollingerbands.com/

Limitações das Bandas de Bollinger

Embora as Bandas de Bollinger sejam ferramentas úteis para traders técnicos, existem algumas limitações.

Uma delas, é que as faixas são principalmente reativas, não preditivas. As bandas reagem à mudança no movimento do preço,  mas não preveem o futuro. Em outras palavras, como a maioria dos indicadores técnicos, é um indicador atrasado.

Essa ferramenta é baseada em uma média móvel que toma o preço médio de várias barras de preço. Embora os traders possam usar as faixas para medir tendências, eles não podem usá-la  para fazer previsões de preços.

John Bollinger, o desenvolvedor do indicador, recomenda que as Bandas de Bollinger sejam somadas com duas ou três outras ferramentas não relacionadas e que forneçam sinais mais diretos do mercado. Você pode adicionar volume, RSI, MACD, etc.

Outra limitação do indicador é que as configurações padrão não funcionam para todos. Os traders podem alterá-las ou usar outra ferramenta integrada ao indicador

Artigo Anterior
O Que é Scalping – Estratégia de Trading

O Que é Scalping – Estratégia de Trading em 2021

Próximo Artigo
Como operar suportes e resistências

Como Identificar e Operar Suporte e Resistência – Estratégias de Trading

Artigos Relacionados